️ Guaraí em Alerta: Tocantins Registra 11 Mil Acidentes e 1.262 Mortes no Trânsito em Dois Anos e Quatro Meses
Entre janeiro de 2023 e abril de 2025, o Tocantins registrou 11.404 acidentes de trânsito, resultando em 1.262 mortes, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). A maioria das vítimas fatais foram homens (1.033), com destaque para as faixas etárias de 25 a 34 anos (280 mortes) e de 35 a 40 anos (230 mortes). As cidades com maior número de fatalidades foram Palmas (193), Araguaína (132) e Gurupi (76). Os acidentes de trânsito têm sobrecarregado o sistema de saúde do estado. O Hospital Geral de Palmas (HGP) registra cerca de mil internações ortopédicas por ano, sendo mais de 70% relacionadas a acidentes nas vias públicas. Os custos com internações variam de R$ 1.273 por dia em casos de internação normal a quase R$ 3 mil por dia em unidades de terapia intensiva (UTI).

Campanha Maio Amarelo
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apoia a campanha Maio Amarelo, que visa sensibilizar a população sobre os riscos no trânsito e a necessidade de reduzir os índices de mortalidade e lesões. A gerente de Promoção à Saúde e Agravos não Transmissíveis da SES-TO, Gracinete Frutuoso, destaca que "falar sobre segurança no trânsito é sempre necessário. As práticas seguras de utilização das vias, assim como a sinalização clara desses locais, continuam sendo de grande importância para a redução do número de acidentes e mortes no nosso Estado."
A assistente, Edineuma , que já sofreu um acidente de trânsito, apoia a campanha. Ela relata: "Eu sou vítima de acidente de trânsito, sofri acidente de moto em Palmas. Por causa da imprudência de querer chegar mais rápido e da pressa eu sofri esse acidente. Então, eu apoio muito a campanha de segurança no trânsito e digo que o ideal é andar com cautela, atenção e sempre obedecer às regras de trânsito."
Os dados alarmantes reforçam a necessidade de ações efetivas para promover a segurança no trânsito. Campanhas de conscientização, fiscalização rigorosa e investimentos em infraestrutura são fundamentais para reduzir o número de acidentes e salvar vidas.
